Insights: Fale, apenas fale!

É eu sei que tenho sido uma moça relaxada e que dei uma sumida dos Insights, mas o que eu escrevo aqui realmente vem de dentro. E infelizmente não é todos os dias que temos algo para falar. (No meu caso, não sei como funciona isso, falo pra caramba).

E é exatamente sobre isso o Insight de hoje: Falar.
Ironicamente hoje em dia, temos tantos meios de comunicação, temos telefone, sms, emails, facebook, msn, etc. São tantos meios para aproximar as pessoas. Mas é aí que entra a parte mais irônica, as pessoas não falam. (O que realmente deveria falar).

Não, não falam. Acho que aconteceu alguma coisa estranha aí no processo de evolução do ser humano, a maioria acha que a coisa “no ar” dá pra entender. Cara, não, não dá.
Muitos acontecimentos, desfechos e historias poderiam ter tido sentido, ou um caminho, totalmente diferente do que foram, se as coisas tivessem sido faladas, e não subentendidas como  todo mundo faz.
Sim, as pessoas tem a mania (ou sei lá o que é), de achar que não falando a outra vai entender, porque se ela entende (Acha que entende, né?)  aquilo o que o outro NÃO fala, o outro também deverá entender o não dito dela.  É complexo, mas é assim que vem funcionando as relações humanas. Sei que é extremamente difícil falar sobre sentimentos hoje em dia, afinal ser sentimental é piegas, brega é bobo (Bobo é quem acha isso, mas a maioria acha), porém não é curioso o fato do ser humano ser o único animal com a capacidade da FALA? É pois, é! Não, não somos bons em captar sinais, gestos e telepatia! Sem a fala, incrivelmente entendemos sempre às vezes errado a atitude do outro. Ai já viu, né?

E pro grupo de pessoas que dizem: “Eu falo mesmo, sou sincero”, tenta falar pra alguém a verdade, o que você sente, o que você pensa (o verdadeiro, tá), tenho certeza que vai ficar duro e imóvel como uma porta.

Digo isso por experiência própria, eu não disse, eu não perguntei, achei que o outro estava pensando uma coisa e que nada verdade não era. Já vi historias de amigos. Isso acontece o tempo todo. Você toma uma atitude por achar que entendeu o que o outro fez (ou você acha que fez) e essa atitude te motiva a fazer outra coisas, e provavelmente o outro vai entender como quiser e assim a coisa toma um rumo torto, indevido.

Por isso fale, conte pro o outro o seu sentimento, a sua paixão, a sua magoa, sua raiva, sua dor, seu amor. Declare-se de todas as formas possíveis. Não ache que as pessoas vão entender o que você “joga no ar” porque elas NÃO VÃO (e se entender, vai ser provavelmente completamente diferente do que você realmente quer dizer). E isso é uma das causas mais frequentes de historias e situações problemáticas.

Alguém fez algo que te chateou? Fale!
Alguém te deixou confuso? Pergunte, fale!
Você gosta de alguém? Fale!
Alguém é importante para você? Fale!
Você não quer ter algo com alguém? Fale!

Gestos e atitudes dizem muito, sim, mas o problema é como entendemos isso. Por isso nós temos que dizer, falar, comunicar, conversar. E sim, dizer a verdade, sem jogos, sem medo, sem manipulações. Isso só dá dor de cabeça e historias mal resolvidas.

Claro, eu não posso deixar de dizer, que não falar é uma oportunidade perdida, que talvez jamais volte pra sua vida. E isso não tem remédio, curandeiro, maquina do tempo que resolva. Pense nisso! 

Infelizmente hoje é difícil dizer ao outro o que estamos sentindo, o que estamos pensando. Mas aprender a falar, é algo que devemos treinar e tentar todos os dias.

 

 

Anúncios

3 respostas em “Insights: Fale, apenas fale!

  1. Pingback: Insights: Namorar ou não namorar? | O Mundo de Bia

  2. Pingback: Insights: Tudo mudou, e elas também. |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s