Insights: Defeito ou Desvio de Caráter?

Demorei, mas estou de volta com o principal motivo deste blog: Insights!
Bem e como não poderia ser diferente, vamos começar com um questionamento sobre esse leve insight de hoje: Qual a diferença entre defeito e desvio de caráter?
Pois é, eu andei pesquisando (Quem vê pensa que não vi tudo no Google) e consegui achar algumas coisas que podem ajudar a responder essa questão.

Desvio de conduta, está até no CID 10 (A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). E lá diz algo mais ou menos assim:Pois é, só que conduta e caráter tem lá suas pequenas diferenças, não é mesmo?Caráter: Conjunto de características, boas ou más, que distinguem uma pessoa, um povo; traço distintivoDesvio de conduta, segundo CID 10, ou distúrbio de conduta corresponde a transtornos caracterizados por padrões persistentes de conduta dissocial, agressiva ou desafiante.”

Conduta: Maneira de alguém se conduzir, se comportar; procedimento, comportamento.
E para continuar as explicações chatas necessárias, o que seria então o defeito?
Segundo o dicionário: Imperfeição física ou moral. Deformidade. Mau funcionamento de um mecanismo, falha.

Todo mundo tem um defeito! Isso é um fato, aliais, é extremamente importante para o bom funcionamento das coisas, da sociedade, do mundo, do universo!
Mas o que faz a diferença entre um defeitinho ali, e um caráter desviado e descontrolado?

Pois é, quando conhecemos alguém dificilmente vamos conseguir pegar muitas informações no primeiro aperto de mão. Entretanto, há coisas que conseguimos captar em uma simples conversa.

Tem uma frase do filosofo alemão Arthur Schopenhauer que dá o tom da coisa: ” As causas não determinam o caráter da pessoa, mas apenas a manifestação desse caráter, ou seja, as ações.”

É fácil compreender a diferença de alguém que achamos chato, para um politico corrupto, entretanto, como perceber a diferença entre as duas coisas, sem pólos tão extremos?

Será que um defeito, que é necessário para a evolução e desenvolvimento de todos nós, é algo que deveria ser abolido e ensinado como algo ruim e aversivo?
Creio que não. Penso, que o desvio de caráter na verdade, atinge muito mais as outras pessoas do que aquele o possui, enquanto o defeito, acaba prejudicando mais a pessoa do que os que estão ao seu redor. Afinal de contas, um cara que seja chato, não está prejudicando ninguém efetivamente, mas o mesquinho e aproveitador está usando dos outros para o seu conforto e bem estar.

Quando temos um defeito, normalmente é complicado de perceber e ter a noção dele, precisamos de alguém amigo e sincero para abrir nossos olhos. Mas será que funciona assim com o desvio de caráter  Será que a pessoa não tem a noção do quanto ela está usando e prejudicando as pessoas? Aliais, usar as pessoas para ganhos, não é o objetivo?

Infelizmente tanto um quanto o outro fazem parte da personalidade, mas isso não quer dizer que é algo imutável, porém, é algo resistente e persistente. E a mudança nem sempre é uma alternativa pra que possui defeitos e/ou desvio de caráter.

Atitudes e ações, falam muito sobre o seu caráter  Já os seus defeitos acabam escapando entre uma situação ou outra. Sua postura diante uma situação irá dizer bastante sobre como o seu caráter é realmente. E aquela mania de não arrumar o seu guarda roupa, vai apenas dizer que você é desorganizado!

Ninguém quer ter alguém com falta, desvio, risco de caráter por perto, claro! Mas acredito que alguém sem defeitos não existe! (Não ia ter graça, vai?) 

E pra você, qual é a diferença entre o Defeito e o Desvio de Caráter? Já parou pra pensar nisso? 

Anúncios

Uma resposta em “Insights: Defeito ou Desvio de Caráter?

  1. Como posso definir essas tais características ,levando em consideração vício de passar horas jogando-o jogo de computador ai ponto de afirmar que não passou de poucos minutos fazendo isso,ou apenas manifestar tristeza e possível depressão,quando lhes e cobrado responsabilidade e compromisso com seus deveres?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s