Notícia boa: Catadora monta biblioteca com livros achados no lixo

Cleuza Aparecida Branco de Oliveira é uma catadora de recicláveis com um ideal na cabeça. Com seu amor pela leitura, a senhora de 47 anos, sempre desejou ter uma biblioteca, para permitir que pessoas que não tivessem condições de comprar livros, pudessem lê-los. E ela conseguiu transformar o sonho virar realidade.

 

Em depoimento à Folha de São Paulo a catadora explicou que o acervo começou a ser feito a partir de obras de escritores famosos, como Machado de Assis, Érico Veríssimo, José Saramago, entre outros, todas encontradas no lixo. A biblioteca está instalada na cooperativa em que Cleuza trabalha, na cidade de Mirassol, interior paulista.

Atualmente, o acervo conta com 300 títulos, que podem ser emprestados gratuitamente, sem a necessidade de um cadastro prévio. Além disso, é possível comprar os exemplares repetidos por apenas R$ 0,50.
O espaço da biblioteca é administrado por outros 11 catadores que compõem a cooperativa e conta com um espaço para leitura, brinquedoteca, área para discos, brechó e as estantes com os livros. Algumas pessoas preferem levar as obras para ler em casa, enquanto outros aproveitam o espaço do depósito para colocar a leitura em dia.
A iniciativa inspirou a comunidade e empresas locais já têm doado livros para preencher o acervo da biblioteca.

A renda obtida com a venda dos livros repetidos é destinada aos próprios cooperados, que garantem que o benefício financeiro é o que menos importa neste trabalho.
Com informações da Folha.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s