Insights: Percepção, é a culpada.

Bom, tá  aí uma coisinha que pode ser o pivô de grandes coisas: Percepção.
É, e cada um vai ter a sua. Só que ela altera, ela muda e quem vai ditar muitas coisas no seu entendimento, é essa mocinha aí. É a maneira como nós vemos, julgamos, conceituamos, qualificamos as coisas no mundo e em nós mesmos.

ouvir[1]Não é incomum a gente perceber que “entendeu errado” algo e, não conseguir compreender como não havia visto algo antes tão simples.
Sabe quando estamos lendo um texto (como você está agora), e tem uma voz na nossa cabeça que vai ditando as palavras? Pois bem, essa voz às vezes tem o seu tom, a sua maneira de falar, e por ela entendemos o texto, e com isso interpretamos as coisas. Só que nessa de interpretar, podemos estar com a nossa percepção alterada, e entender tudo errado. Só que é tão rápido, que nem conseguimos perceber que estamos colocando 100% das nossas impressões naquilo, que na verdade está estático e sem nenhuma “indireta”.
Todos nós vamos ter a percepção como principal fonte de captação e de entendimento, entenderela varia de pessoa para pessoa. E ainda tem como ingredientes a historia de vida de cada um, os sentimentos ativos naquele momento, conteúdos inconscientes e para completar a salada: O que queremos entender.

É bem complicado, começar a perceber que quando lemos, ouvimos, vemos e sentimos coisas, a primeira coisa que irá acontecer é a nossa percepção entrar em ação e pronto! O entendimento já foi feito. Mas será que temos como parar isso?
Infelizmente não! Mas podemos amenizar os efeitos de uma percepção desregulada, por diversos motivos. Quando estamos tristes, normalmente vemos coisas mais tristes, ouvimos coisas que só pioram a nossa situação, isso acontece porque você está com a sua percepção regulada na tristeza! E parece que tudo no mundo é triste. Não conseguimos captar outras coisas.

Esse mecanismo é perigoso e sim, um grande dispositivo de mal-entendidos.
Percepção desregulada = Entendimento errado = Atitude em cima do entendimento = Resultados ruins.

Já parou pra pensar, que você pode ter tomado grandes decisões em sua vida, em cima de uma coisa que na realidade não existia? 

Pois é, quando paramos e analisamos o que já se passou, podemos ter uma visão melhor das nossas atitudes futuras, e ter mais cautela. Tentar não entender as coisas tão rapidamente e estar aberto para explicações e novas compreensões é o remédio para a sua percepção não te trair e te sabotar! Pense bem antes de tomar uma atitude, lembre-se que existem vários ingredientes ativos na sua percepção e ela que está ditando a sua próxima atitude, e claro, uma nova atitude pode mudar o rumo das situações.

Mude a sua forma de entender e agir, certamente isso te ajudará e muito! Você terá uma vida com menos stress, doenças e mais leve! Quando receber uma informação, identifique o SEU MOMENTO, o que está sentindo? O que está passando? Será que aquilo é mesmo o que EU entendi?

Pergunte, reflita, elabore. Isso te ajudará a não tomar atitudes precipitadas e resultados desastrosos.

E ai, o que você entendeu?

Anúncios

Uma resposta em “Insights: Percepção, é a culpada.

  1. Pingback: Insights: Ciúmes! | O Mundo de Bia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s