Insights: Uma breve nota sobre relacionamentos

O título não poderia ser outro, sim, uma nota breve, pois quando vamos decorrer sobre esse tema: Relacionamentos, temos vastos caminhos a serem percorridos, discutidos, analisados e sempre irá existir um ponto a se desenvolver ainda. Mas hoje vamos pegar um ponto, que talvez possa te ajudar, ou ainda ajudar alguém que está próximo de você.

Você já percebeu que quando iniciamos um relacionamento tudo é mágico e perfeito, e relacionamentoshomens-com-signo-leao-sao-apaixonados-e1348656321908com o tempo parece que a pessoa deixa de fazer algumas coisas, é perceptível que a pessoa com quem estamos nos relacionando “mudou”. E já não temos aquela deliciosa fase de “inicio de namoro”, é comum casais começarem a cobrar um ao outro de atitudes, palavras e gestos dessa fase inicia

Pois bem, é que uma coisinha bem simples acontece com todos nós: Projeção! 
É, não é algo que vemos, pois ela age e funciona bem atrás de nossos olhos, ali no inconsciente (Esse danado de inconsciente!). Falando em termos da psicologia, a projeção nada mais é do que um mecanismo de defesa, que é ativado (quase sempre), para nos proteger (no fundo o inconsciente é bacana, vai?), então quando começamos nos relacionar com o outro, temos esse mecanismo ativado. E então, surpresa: Vemos no outro coisas que na realidade são nossas! Sejam elas boas ou ruins.
É eu sei, talvez sua cabeça esteja fervilhando de questionamentos e dúvidas e quem sabe o Google está aberto agora, para você pesquisar mais sobre isso.

Como-terminar-um-relacionamento-amoroso-no-trabalho-televendas-cobrancaMas isso não precisa ser necessariamente uma coisa ruim, pois, ao saber que quase tudo aquilo de lindo e maravilhoso que você vê no outro de incio, na realidade são qualidades suas, você pode começar a pensar melhor sobre você e dar aquela levantada na sua auto estima! Mas como tudo, temos os dois lados: Os defeitos!

Pois é, infelizmente, algumas coisas que não gostamos nos outros, nada mais são do que os nossos próprios defeitos refletidos e projetados em outra pessoa. E é ai que entra um dos maiores problemas dos relacionamentos amorosos: Tentar mudar o outro.

Sim, somos seres humanos e estamos em busca de melhoras, evoluir, crescer e quase chegar na perfeição. E é por isso que tentamos tanto mudar tudo e todos, acreditamos que podemos sempre ser melhores. E isso é ótimo! Claro! Porém quando se trata de outra pessoa, a coisa fica mais complicada.

Um dos grandes pivôs de brigas, desentendimentos e separações é sim essa coisinha briga-relacionamento-namoro-discussaode tentar mudar o outro para nossos moldes, para nossas atitudes, para nossa visão de princípios e valores. Sempre pensamos: “Mas se fosse eu, eu faria…” pois bem, não é você, mas sim o outro, então ele pode fazer diferente! Aliais, que chato seria se todos fossem iguais e tivessem atitudes iguais! Onde entraria a evolução nisso?

É amigo, relacionamentos não são tão fáceis, temos que lidar com as projeções, as expectativas, as nossas manias e ainda a nosso eterno instinto de mudar as pessoas conforme achamos o que é melhor. Mas, se quer mesmo saber, como relacionamentos podem dar certo, ai vai uma dica simples: Ame a pessoa pelo o que ela é, se livre das projeções e entenda que ela pode fazer diferente de você sim, e que isso pode ser bom.
Não pense que mudando ela, vai ser melhor ou o amor vai aumentar, porque talvez esse impulso de mudar o outro, nada mais é do que o seu inconsciente te dizendo que é você que tem que mudar algo. Afinal, somos programados para evoluir sempre!

Ame livremente, ame sem medos e sem querer mudar a pessoa. Afinal, quando você começa um relacionamento, o encanto, a paixão acontece por ela ser simplesmente ela e por você ser simplesmente você!

E claro, defeitos todos nós temos, mas que tal começar a perceber e evidenciar mais as qualidades do outro e as suas?

Anúncios

Uma resposta em “Insights: Uma breve nota sobre relacionamentos

  1. Pingback: Insights: Tudo mudou, e elas também. |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s