Insights: Ciúmes!

Ciúmes pode ser considerado um sentimento, ou um conjunto de emoções. Ele é e sempre vai ser tema de polêmica, claro, não poderia ser diferente! Quando tratamos de algo que é do ser humano e que provoca sentimentos e/ou emoções é quase impossível não ser polêmico e cheio de opiniões e estudos.

ciumes relacionamentosPois bem, todo mundo já sentiu ciúmes na vida! Sentiu com os seus brinquedos, com seus pais, com seus coleguinhas da escola. Até chegar a fase de relacionamentos amorosos e então a coisa ganha maiores proporções.

Sentimos ciúmes das nossas coisas, dos nossos amigos, dos nossos animais de estimação e até da nossa família  Está mais do que claro que esse sentimento faz parte de todos nós e como todos os outros, teremos que continuar convivendo com ele.
O verdadeiro problema é quando esse sentimento toma conta e acaba levando consigo outros sentimentos e emoções, e algumas vezes, valores e atitudes. Por diversas vezes ouvimos noticias de pessoas que comentem crimes motivado pelo ciúmes. Ou ainda, temos amigos que começam um relacionamento e rapidamente ele perde o contato com todos. Infelizmente isso acontece, e acontece mais do que imaginamos, mas será que podemos dizer o que é certo ou errado nisso tudo?

É mega complicado, mas existem alguns pontos que podemos analisar e quem sabe repensar o nosso ciumes e as nossas atitudes. Afinal, sentir ciúmes é ruim e ninguém gosta da sensação que ele trás e o que provoca na gente!

Auto estima: Na maioria dos casos de ciumes, a pessoa que o sente, não está 100% consigo mesma. Então essa queda na auto estima pode gerar o ciúmes, a desconfiança. Aquela sensação horrível de que a qualquer momento vão tirar dela algo. E isso pode ser porque ela não se sente boa o suficiente, bonita o suficiente, inteligente o suficiente para manter o parceiro interessado nela. A pessoa não se enxerga como realmente é, então começa a criar possíveis trocas, traições  E a coisa vai muito além do real e passa para imaginário na maioria dos casos.

Passado: Ta aí uma coisa que irrita muitas pessoas, o passado dos seus parceiros. Os mulheres e o ciúmeantigos relacionamentos, as curtições e as festas (Os carnavais doidões!). É não é fácil pensar que aquela boca já passou por outras, e que o outro teve experiências. Para algumas pessoas só de pensar nisso, já causa sentimentos e até sensações físicas. Mas só aprendemos e nos transformamos com as experiências! SIM! Se o seu parceiro(a) é do jeito que é e te agrada tanto, é porque ele TEM UM PASSADO, porque ele viveu, aprendeu, errou, acertou, se relacionou e está mais maduro, evoluído e pronto para você. Não vale a pena querer apagar o passado e muito menos ter ciumes dele, pois sem ele a pessoa que está com você não seria do jeito que é. E enquanto os relacionamentos anteriores, foram experiências que ele aprendeu. Já pensou se as empresas tivessem restrições com os seus empregos anteriores? Como você teria a experiência profissional que tem hoje? Compreenda que todos nós somos lapidados para a mudança e a evolução, então, simplesmente encare de forma diferente: Os caminhos que o outro fez, levaram ele até você! 

Redes Sociais: Eita coisinha que acaba com relacionamentos! Since 2003! (mais ou menos isso). Parece que houve um BOOM de ciúmes junto com o crescimento das redes sociais. Antes dela não dava para ver a “vida” da outra pessoa. E então, as pessoas se sentiram invadidas e ainda mais inseguras. Com um cardápio de ‘ex’ por ai, prontinho para ser visualizado, analisado, comparado e claro xingado! (Ai já era!).
E sem contar os comentários, scraps, recados, de amigos (as) que encaramos como uma cantada, indireta e afins. Pois é, relacionamentos devem ser vividos na vida real, enquanto a vida virtual está correndo solta por aí, porque se importar tanto com pequenas coisas se você pode sair e curtir ao lado da pessoa? Às vezes, temos a nossa percepção alterada e vemos coisas que não existem de verdade. (Leia sobre percepção aqui). Ou ainda temos o time do contra mesmo, saia da frente do computador e vá curtir seu relacionamento, é muito mais gostoso e saudável!

Ciúmes é algo que devemos tentar abstrair, tentar não dar tanta força pra ele e sempre conversar com o outro. A maioria dos relacionamentos acabam por causa do ciúmes e do que ele faz com as pessoas. Não vale a pena perder a pessoa amada por uma coisa que na sua grande maioria não existe. Tentar mudar o outro, o comportamento do companheiro(a), os amigos(as), mudar os lugares que ele(a) frequenta, vigiar as redes sociais 24hs por dia, determinar coisas e impor o que o outro pode ou não fazer. Não são boas formas de manter e cultivar um relacionamento, acredite! Isso só afasta você da pessoa amada e transforma você em uma coisa que você não é!
Não perca o seu relacionamento por ciúmes, você pode contornar esse sentimento e ser feliz! 

 

Anúncios

Uma resposta em “Insights: Ciúmes!

  1. Pingback: Insights: Tudo mudou, e elas também. |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s