Insight: Critique, também está na moda.

Muitas coisas hoje em dia parecem que estão na moda. (leia mais aqui). Não estou falando de roupas, sapatos, maquiagens e derivados, mas sim de alguns comportamentos. E a pergunta é: Será mesmo bom fazer o que está na moda?

crítica E o complicado, é que estamos sempre prontos para reproduzir algo (leia aqui ó), e talvez, por este motivo, quando olhamos a maioria das pessoas realizando algum comportamento pensamos: “Vou fazer também!”. É como em um show de qualquer estilo musical, se todos pulam, oras… vou pular também! Uhul!  E as críticas não estão muito longe desse exemplo escroto do show, quando nos deparamos com algo que já está sendo bombardeado por críticas, parece que os dedos começam a coçar para entrar em ação também!
Pois é, opinião e crítica não são a mesma coisa. Sim, parecem bastante, talvez porque seu sentido foi sendo difundido confusamente com o decorrer do tempo. E até mesmo o sentido de crítica ficou meio negativo, pesadão. Quando vamos falar algo para alguém já alertamos: “Assim, não é um crítica” ou então “é uma crítica construtiva”. Elogio, opinião, critica, reclamação. Parece que tudo é farinha do mesmo saco e tudo a mesma coisa, porém não é bem assim.

Há algum tempo atrás (muitos anos talvez), o crítico era meio que uma profissão. Uma pessoa especializada naquele assunto que analisava os pontos positivos e negativos de algo. E ele servia única e exclusivamente para melhorar algo. Evidenciava os pontos positivos, e dava alguns toques sobre os pontos que deviam ser melhorados. Para que aquele que produziu, melhorasse sempre. E isso é ótimo! Analisar o produto final relatando os pontos positivos e dando dicas para os pontos que precisam de ajustes é o verdadeiro sentido da crítica.

sddfgMas então algo estranho aconteceu nesse tempo, e a crítica hoje é vista e realizada única e exclusivamente para apontar erros e retalhar algo. E isso é péssimo, de verdade! Quando vamos analisar algo que foi produzido, estamos vendo o final, tudo pronto. Não imaginamos o trabalho que deu realizar aquilo. E dependendo do que é dito, isso desmotiva e magoa quem realizou. Talvez aquela coisa, seja o sonho do idealizador. E claro, existem as críticas sobre coisas imutáveis, como aparência física, cultura e historia de vida. (não é legal isso).

Falar para alguém que algo pode ser melhorado, é um processo delicado e devemos nos atentar em como estamos fazendo isso. É importante dizer os pontos positivos da pessoa, do produto, da arte, do texto, da música, etc. E se você tiver conhecimento sobre, dar algumas dicas sobre como aquilo pode ficar melhor! Chegar e simplesmente apontar os erros, tirar sarro e ridicularizar, além de causar uma desmotivação enorme para quem realizou algo, não irá ajudar nem um pouco e provavelmente aquilo será mais um trauma para a pessoa.

Ter cuidado com o trato ao próximo é algo extremamente necessário e valido. Você pode ajudar a transformar e melhorar pessoas importantes para você. E até mesmo outras coisas que fazem parte da sua vida. Assim como você se sente acuado ao receber uma crítica que só aponta seus erros e ridiculariza aquilo que você produziu, o outro também poderá sentir a mesma coisa, ou talvez algo pior.

Algumas pessoas infelizmente, deixam de expor suas ideias, artes, opiniões e até mesmo de ser como são, devido o medo da crítica que pode receber – a crítica que só aponta o negativo – e assim vive constantemente frustrado e retraído por receio do que os outros poderão dizer sobre algo que é tão importante para ele. E isso não é uma forma bacana de viver, não é verdade?

Se você tiver uma dica, uma explicação, uma ideia para melhorar algo, diga! Mas não se esqueça de dizer o que já está bom e você gostou. Isso é muito importante para quem produziu e irá fazer muito mais efeito.

Crítica feita da forma correta ajuda na evolução, crítica como vem sendo realizada além de não ajudar muito, talvez seja só mais uma projeção dos próprios erros. 

 


Artigos relacionados:
Reclame, tá na moda 
Programados para copiar e colar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s